Aspectos da linguagem indispensáveis para inserir no laudo!

Hoje vou falar de uma função cognitiva que acho uma das mais difíceis na neuropsicologia: linguagem!

Fonético?

Fonológico?

Sintático?

Semântico

Pragmático?

Quem nunca ficou confuso ao ler ou escutar essas palavrinhas?

De vez em quando ouvimos nossos queridos fonoaudiólogos ou outro profissional especialista em linguagem fazer menção a elas super palavrinhas!

Contudo, às vezes, não sabemos o que estão falando! Elas compõem os aspectos básicos da nossa função cognitiva linguagem. Vamos entender melhor:

*Fonológico: é a organização do som em sílabas, palavras e frases. Corresponde aos sons da fala (fonemas), que são uma unidade acústica não é dotada de significado.

*Fonético: é a produção do som da fala, refere-se aos aspectos acústicos fisiológicosdos sons. Quando uma criança diz: /balata/ ao invés de “barata”, dizemos que há uma dificuldade fonética, pois a criança não consegue emitir o fonema. Ou até mesmo quando uma criança pronuncia a palavra ‘dia’, à Fonética interessa de que forma a consoante /d/ é pronunciada: /d/ /i/ /a/ ou /dj/ /i/ /a/.

*Morfológico: diz respeito às unidades de significado – palavras ou partes de uma palavra.  Tudo que nos diz sobre gênero e número dos substantivos; tempo, modo, número e pessoa de um verbo e classe gramatical refere-se a Morfologia. Exemplo, é por ela que sabemos que “menino” é do gênero masculino e singular.

*Sintático: é a organização frasal do discurso, é o uso de conectivos, tempo verbal e sujeito. Muitas vezes quando encontramos um estrangeiro que está aprendendo nossa língua o percebemos cometer esses “errinhos”, como “Mim veio de longe”, ou “Eu querer água”, ao invés de Quero água!” Essa é uma dificuldade sintática.

*Lexical: envolve compreensão e produção de palavras. Léxico é o conjunto de palavras em uma dada língua ou no repertório linguístico de uma pessoa.

*Semântico: envolve o signo e significado da palavra ou ideias, é o vocabulário, para que serve.

*Pragmático: esse aspecto da linguagem é o social, é o fazer-se entender é sustentar um diálogo. Crianças com TEA tem muita dificuldade na linguagem pragmática.

*Prosódico: integra a habilidade de reconhecer, compreender e produzir significado afetivo ou semântico com base na entonação, na ênfase em padrões Rítmicos da fala.

 Ufa! Acabou!

Abraço,

Sarah Cassimiro Marques

Referências Bibliográficas:

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

Para saber mais:

https://incantatopsicologia.com.br/psicopatologiainfantil/

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