Psicologia

Por que em uma avaliação neuropsicológica precisamos avaliar TUDO?

Por que em uma avaliação neuropsicológica precisamos avaliar TUDO?

Você e as engrenagens têm um funcionamento semelhante. Vamos entender melhor. Um aparelho que utiliza engrenagens precisa que todas elas operem em sincronia ou harmonia para que o dispositivo funcione. Com o nosso Sistema Nervoso Central (SNC), não é diferente; ele estará em pleno funcionamento, claro, de acordo com o seu desenvolvimento, se todas as funções estiverem preservadas. Por exemplo, para compreender este texto, é necessário o funcionamento da função cognitiva de atenção, além da visão, que é um órgão dos sentidos, memória operacional para Continue lendo

Qual a diferença entre a inteligência fluida e a inteligência cristalizada?

Qual a diferença entre a inteligência fluida e a inteligência cristalizada?

O que você entende quando alguém diz que fulano tem o QI 109?  Bom, esse valor para nós, neuropsicólogos, não nos diz muita coisa, no máximo que o funcionamento cognitivo dessa pessoa está na média. Se você trabalha com avaliação neuropsicológica, sabe que uma pessoa com TDAH, por exemplo, pode ter o QI (coeficiente de inteligência geral) na média. Um QI na média pode camuflar as dificuldades da pessoa. Isso acontece porque a inteligência é uma função cognitiva que envolve diversos aspectos. Quando avaliamos a Continue lendo

Entenda os níveis de gravidade do TEA e porque isso é importante

Entenda os níveis de gravidade do TEA e porque isso é importante

Está na hora de aumentar o seu nível de conhecimento sobre TEA. Antes disso, vamos recapitular algumas características que você, como um bom neurolover já sabe. O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno do neurodesenvolvimento pois se desenvolve na infância.  Além disso, para que pessoa tenha esse diagnóstico é preciso apresentar dois grandes sintomas, prejuízos na comunicação social e na interação social e a presença de comportamentos restritos e repetitivos. Dito isto, vamos elevar o nível do seu conhecimento sobre o TEA? É Continue lendo

Se você ainda tem dúvidas sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento, leia este texto!

Se você ainda tem dúvidas sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento, leia este texto!

Se existe um assunto que gostamos de ensinar aqui na Incantato, esse assunto é sobre os transtornos do neurodesenvolvimento. Antes de definir o que é um transtorno do neurodesenvolvimento precisamos dizer o que é neurodesenvolvimento. O neurodesenvolvimento é o processo de desenvolvimento e maturação do nosso SNC (Sistema Nervoso Central), e como consequência o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e psicossociais.   Esse processo se inicia na gestação e vai até o início da fase adulta, quando finaliza a maturação do nosso córtex pré-frontal. Me Continue lendo

O que você deve saber sobre a doença de Alzheimer

O que você deve saber sobre a doença de Alzheimer

Imagine a seguinte situação: Você está em um auditório assistindo a palestra de uma doutora em linguagem. A palestra está superinteressante, você está gostando muito. Mas no meio do discurso, a palestrante para de falar, você percebe que ela “travou” na fala, aparentando ter esquecido o que iria dizer. Porém, com jogo de cintura, ela consegue contornar a situação. Imaginou? Mas… não precisa. Essa introdução faz parte do filme Para sempre Alice, em que mostra o aparecimento precoce e o progresso da doença de Alzheimer Continue lendo

Quais funções cognitivas prejudicadas na dislexia?

Quais funções cognitivas prejudicadas na dislexia?

A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na precisão da leitura de palavras e/ ou prejuízo na velocidade ou fluência da leitura. Se você está se perguntando o que isso quer dizer, já te respondo. A precisão na leitura é o quão preciso você lê, é fazer uma leitura correta de palavras ou texto. Já a velocidade ou fluência da leitura diz respeito a leitura na velocidade correta, adequada para que você entenda o que está lendo. Pessoas com dislexia tem alterações Continue lendo

O que fazer quando nem os índices do WISC-IV te ajudam a interpretá-lo?

O que fazer quando nem os índices do WISC-IV te ajudam a interpretá-lo?

Você já recebeu em seu consultório pais do seu paciente dizendo assim: – Meu filho é tão inteligente, tem um potencial tão grande, mas eu vejo que ele não consegue desenvolver esse potencial. Em alguns casos pode fazer sentido, sabia? Você sabe que os instrumentos nos fornecem pontuações gerais e em alguns testes como WISC-IV, além de uma nota geral, fornece índices que nos permitem fazer várias análises. São eles, os ICV (Índice de Compreensão Verbal) que nos fornece dados sobre a inteligência cristalizada, IOP Continue lendo

Diminua o tempo de confecção do seu laudo de avaliação neuropsicológica com essas 4 dicas!

Diminua o tempo de confecção do seu laudo de avaliação neuropsicológica com essas 4 dicas!

Não sei se você é mãe ou já acompanhou alguma mulher prestes a dar luz. Acredito que pela televisão, todo mundo viu, não é? Acompanhando a saga, vemos que parece ser um pouco doloroso as horas que antecedem o parto.  Contrações seguidas uma das outras até finalmente nascer um pequeno ser humano. Será que podemos comparar com a confecção de um laudo de avaliação neuropsicológica? São horas e horas despendidas até que finalmente o laudo tome forma de um documento. Longe de mim dizer que Continue lendo

Diferença entre laudo e relatório psicológico?

Diferença entre laudo e relatório psicológico?

Você sabe a diferença entre as palavras iminente e eminente, e entre discrição e descrição, ou infringir e infligir? Você pode até não saber o significado exato, mas sabe que apesar de muito parecidas tem significados totalmente diferentes, não é? Da mesma maneira acontece com laudo e relatório psicológicos, apesar de serem documento feitos por nós psicólogos, são totalmente diferentes em suas finalidades. Então vamos ver a diferença? A resolução 06/2019 do CRP (Conselho Federal de Psicologia) estabelece que laudo psicológico é resultante de um Continue lendo

Fase prodrômica: fase que ocorre na adolescência e geralmente antecede a esquizofrenia

Fase prodrômica: fase que ocorre na adolescência e geralmente antecede a esquizofrenia

 Imagine a seguinte situação: Você está em seu consultório e recebe um adolescente. Esse adolescente relata não querer mais está com os amigos porque eles estão chatos, ele relata também que o mundo está ficando esquisito, triste e sombrio. Ultimamente passou sentir como se estivesse sendo acompanhado por alguém, ele não consegue ver ou ouvir esse alguém, mas tem uma sensação de presença. Ao conversar com os pais, eles te disseram que o filho passou a se afastar deles, que no princípio acharam que era Continue lendo