Psicopatologia Infantil

Qual o melhor tratamento para crianças com TEA?

Qual o melhor tratamento para crianças com TEA?

Em um liquidificador coloque 3 cenouras médias, acrescente uma xícara de óleo, 1 ½ de açúcar e 3 ovos, bata até obter uma mistura homogênea… Despeje em uma tigela… Não, você não leu errado. Essa receita é só pra dizer: quem dera se todo tratamento para um transtorno fosse como uma receita de bolo, em que a gente seguisse o passo a passo e pronto, tratamento com o resultado que a gente quer. Eu e você sabemos que isso está longe de acontecer, não é?  Continue lendo

Como avaliar o Transtorno Opositivo Desafiante?

Como avaliar o Transtorno Opositivo Desafiante?

É claro que você sabe que o diagnóstico de Transtorno Opositivo Desafiante é multidisciplinar, mas que o psicólogo, especificamente o neuropsicológico, contribui para o processo de diagnóstico através da Avaliação Neuropsicológica! Só que para facilitar a nossa vida de neuropsi, contamos como algumas fontes de informações que nos ajudam traçar um perfil neuropsicológico de alguns transtornos, sendo uma delas os testes psicológicos. Porém, não é possível ver em um perfil neuropsicológico se a criança tem ou não o Transtorno opositivo desafiante (TOD), no máximo alguns Continue lendo

Atenção, senhores neuropsicólogos, considerem estes critérios antes de diagnosticar!

Atenção, senhores neuropsicólogos, considerem estes critérios antes de diagnosticar!

“Atenção, senhores passageiros, apertem os cintos, estamos passando por áreas de turbulência!” Quem tem o hábito de viajar de avião, provavelmente já ouviu frases semelhantes a esta. Apesar da apreensão que ela nos causa, é normal a existência de turbulência durante os voos. As turbulências ocorrem por vários motivos, desde a formação de nuvens, correntes de ar até trovoadas e a mudança repentina da direção dos ventos. São situações habituais na aviação.  E assim como a turbulência é considerada normal, antes de diagnosticar uma patologia Continue lendo

Como fazer um diagnóstico diferencial entre TDAH e Transtorno de Ansiedade

Como fazer um diagnóstico diferencial entre TDAH e Transtorno de Ansiedade

Vamos imaginar que você está fazendo uma avaliação neuropsicológica de um adolescente de 15 anos idade, claro, você fez a entrevista de anamnese com os pais, questionou sobre todos os aspectos da vida dele, gestação da mãe, primeiros anos de vida até os dias atuais, sobre a escola, comportamento do adolescente, resumindo, você entendeu sobre o funcionamento desse adolescente, certo? Ao final da entrevista levantou algumas hipóteses, considerou que ele poderia ter um TDAH ou Transtorno de Ansiedade e partiu para as sessões com o Continue lendo

Diagnóstico diferencial de TDAH e TEA

Diagnóstico diferencial de TDAH e TEA

Quem trabalha com Neuropsicologia Infantil se vê meio perdido com a possibilidade de algumas comorbidades: É apenas um quadro de Deficiência Intelectual ou tem comorbidade com TDAH? Essa dificuldade de aprendizagem que ele se refere é do quadro de TDAH ou na verdade estamos falando uma criança com TDAH e Transtorno Específico da Aprendizagem? Esse prejuízo atencional é esperado nessa criança com TEA ou na verdade ele tem TEA com TDAH? Bom, hoje vou tentar ajudar você com o diagnóstico de TEA com ou sem Continue lendo

Sinais precoces da dislexia na Educação Infantil

Sinais precoces da dislexia na Educação Infantil

Dislexia. Um quadro difícil, sem cura, que interfere demais na vida acadêmica, social e emocional da criança. Sim, um transtorno do neurodesenvolvimento que já apareceu ou vai aparecer no seu consultório. É só uma questão de tempo. Sabemos que o diagnóstico de dislexia só pode ser realizado a partir dos 8 anos de idade ou a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, sendo que é necessário pelo menos 6 meses de intervenção específica com essa criança. Mas hoje não falarei dos critérios diagnósticos. Não. Continue lendo

Seletividade alimentar e TEA

Seletividade alimentar e TEA

Eu tenho certeza que você já ouviu falar de seletividade alimentar. A seletividade alimentar é uma alteração no comportamento alimentar, em que a pessoa resiste a experimentar novos alimentos (come sempre a mesma coisa), fica angustiada quando é encorajada a experimentar alimentos diferentes, seja por causa de uma fobia ou medo de engasgar ou vomitar e apresenta náusea e vômito ao se deparar com a necessidade de comer novos alimentos. A pessoa pode selecionar o alimento pela cor, textura, cheiro ou aspecto. Por exemplo, tem crianças Continue lendo

Crianças com TDAH tem problemas de aprendizagem?

Crianças com TDAH tem problemas de aprendizagem?

Semestre escolar inicia e depois de mais ou menos dois meses de aulas, muito pais são chamados em reuniões na escola para que a professora possa dar um feedback do comportamento e aprendizagem dos filhos. Afinal, com dois meses de aula, a professora já consegue perceber quem é quem na sala de aula. Pais de crianças com TDAH costumam já esperar ansiosamente por essas reuniões não só pelas questões comportamentais, como a agitação e por vezes, oposição, mas também pela aprendizagem: – “Será que meu Continue lendo

Sonhando com a Matemática?

Sonhando com a Matemática?

O terror de muitos profissionais das ciências humanas é recordar da época triste e sofrida que estudava matemática no ensino fundamental e médio. Lembra? Sabe aquele pesadelo que você tem de vez em quando na qual existe uma lista imensa de probleminhas de matemática para responder? Afff… tenho horror a isso (principalmente dos exercícios de análise combinatória e geometria espacial …rs)!!! Mas, então, porque recordamos de maneira tão ruim da matemática? Isso provavelmente se deve a forma como tentamos aprender essa disciplina no ensino fundamental. Continue lendo