CID-10, CID-11, DSM-5-TR: Qual código colocar no laudo?

Neurolover, você tem dúvidas sobre qual código colocar no seu laudo?

Se sim, eu vou te ajudar.

Mas antes precisamos passar por um tema polêmico: Psicólogo pode ou não dar diagnóstico?

A resposta é sim, psicólogos podem dar diagnóstico psicológico.

Existem leis que amparam os psicólogos a dar diagnóstico, como a lei 4.119/1962 que regulamenta a profissão de psicólogo e a Resolução do CFP 06/2019 que estabelece diretrizes para elaboração de documentos psicológicos. Na parte de laudo psicológico dessa resolução diz que temos que informar diagnósticos e hipóteses diagnósticas quando houver.

Porém, nós, aqui da Incantato, acreditamos que o diagnóstico é multiprofissional

Vamos refletir: Você realiza uma avaliação neuropsicológica em um paciente e todos os dados apontam para um Transtorno Específico da Aprendizagem. Enquanto nós, psicólogos, podemos excluir um prejuízo na inteligência (um critério diagnóstico) e detectar outras dificuldades cognitivas e emocionais, os profissionais mais qualificados para avaliar aspectos da linguagem e desempenho escolar são o fonoaudiólogo e o psicopedagogo. 

Percebe a importância de trabalhar com outros profissionais? Claro, se você tem o conhecimento de psicopatologia, pode colocar a sua impressão diagnóstica no laudo e fazer os devidos encaminhamentos, como o fonoaudiólogo, por exemplo.

E é na impressão diagnóstica que colocamos os códigos correspondentes aos transtornos dos manuais diagnósticos. Atualmente, os manuais vigentes no Brasil são o DSM-5-TR e a CID-10. No entanto, foi lançado no Estados Unidos a CID-11.

Então, qual dos manuais usar?

Coloque os três no seu laudo.

O DSM-5-TR é o manual mais atualizado e amplamente utilizado entre psicólogos, porém nem todos profissionais e planos o adotam.

Embora a CID-10 esteja um pouco defasada, ela ainda é o manual vigente em nosso país e o mais aceito entre os médicos e planos de saúde.

Quanto a CID-11, embora não tenha sido oficialmente lançada em nosso país, traz atualizações relevantes sobre vários transtornos.

Portanto, a recomendação é que você inclua informações dos três manuais do seu laudo.

E se você quer saber como colocar no laudo, faça o nosso curso de Elaboração do laudo neuropsicológico:

https://incantatopsicologia.com.br/elaboracaolaudoneuro

Andressa Kato,

Equipe Incantato

Deixe o seu Comentário