Imagine a seguinte situação:
Você está em casa superconcentrada assistindo a um filme que está no auge para o desfecho da história. De repente alguém bate na porta da sua casa estragando o momento! Você tem que pausar o filme para ir atender, frustrante, não é?
Ao atender, a pessoa te cumprimenta e pergunta se está incomodando… você educadamente retribui e diz que não está atrapalhando. Mas a sua expressão te entrega, e a pessoa do outro lado fica constrangida.
Você percebe o constrangimento dela e fica desconfortável.
Que situação, não é?
Esse diálogo entre você e a outra pessoa demonstra que, aparentemente, tanto a sua cognição social quanto a da outra pessoa está adequada, pois ambos percebem o constrangimento um do outro.
Assim, a cognição social são todos os nossos processos mentais necessários para interagirmos socialmente, é a nossa capacidade de interpretar estímulos sociais e responder a eles adequadamente.
A cognição social pode ser dividida em quatro elementos, são eles:
Percepção das emoções que é a capacidade de perceber emoções na face das pessoas, como emoções básicas (alegria, raiva, tristeza, medo) e emoções complexas (rancor, preocupação).
Além disso, a percepção social que é a habilidade que temos de reconhecer pistas sociais e interpretar, por exemplo, quem não tem aquele amigo que gosta de cutucar para chamar a atenção, mas que se você der aquela olhada, logo ele percebe que você não gostou da cutucada, ou seja, ele percebeu através da pista social, o seu olhar, que o comportamento dele não foi legal.
Já o componente estilo de atribuição é a capacidade de fazer alguma atribuição a algo ou alguém, de fazer um julgamento em relação a coisas, por exemplo, achar que tal bairro é perigoso por ser na periferia ou achar que uma pessoa é séria por não sorrir muito.
Por fim, o elemento mais conhecido, a teoria da mente, podendo ser definida como a capacidade que temos em fazer inferências sobre os estados mentais das pessoas. Como assim? É a capacidade que temos por exemplo, em concluir que uma pessoa está triste por causa do seu semblante ou por estar cabisbaixo.
Agora, eu aposto que você está associando a cognição social, ou melhor, a alteração dela ao TEA, não é? Isso porque uma pessoa que está espectro autista tem dificuldades nas habilidades sociais por ter um alterações na cognição social.
Se você quiser saber mais sobre o tema, te convido a fazer parte do Serneuropsi, e já posso inferir que você irá gostar muito do nosso conteúdo! Rs