Me conte aí, quando criança, na escola, você era da turma do “fazer prova é perda de tempo, não mede o aprendizado de nenhum aluno” OU “tem que fazer prova sim, daí a professora vai perceber quem são esses preguiçosos aqui da sala que adoram copiar as tarefas de casa dos outros colegas”?
Rs… quem era tu??
Brincadeiras a parte, de verdade, pensemos na utilidade das provas que fazemos, sejam elas na escola, faculdade, especialização, concurso, etc.
De acordo com os estudos atuais, fazer provas além de avaliar o aluno, também aumenta a aprendizagem.
“Nossa…quem ousa dizer isso?”
A Psicologia Cognitiva. Mas eu vou explicar o motivo!
O “efeito testagem”, como é chamado, ocorre porque frente a uma prova, a maioria de nós, reestuda o que foi visto. Se não houver provinha, a maioria das pessoas não faz isso.
Eita…
E quando você vai fazer a prova, já que estudou, você se esforça para lembrar daquelas informações, o que faz com que o seu sistema nervoso central:
- Primeiro, entenda que aquele conteúdo é importante para você, dificultando, assim, o esquecimento
- Segundo, reorganize as informações na sua “caixola” para que consiga acessar rapidamente.
É exatamente por isso que na Neuropsicologia orientamos nossos pacientes de reabilitação neuropsicológica a fazerem pausas periódicas quando estão lendo um texto e tentem recordar daquilo que acabaram de ler para checar se alguma informação foi esquecida.
Legal, né! Ei neurolover, você vai começar a estudar assim agora né?
Um abraço,
Sarah Cassimiro Marques