Como estudar?

Me conte aí, quando criança, na escola, você era da turma do “fazer prova é perda de tempo, não mede o aprendizado de nenhum aluno” OU “tem que fazer prova sim, daí a professora vai perceber quem são esses preguiçosos aqui da sala que adoram copiar as tarefas de casa dos outros colegas”?

Rs… quem era tu??

Brincadeiras a parte, de verdade, pensemos na utilidade das provas que fazemos, sejam elas na escola, faculdade, especialização, concurso, etc.

De acordo com os estudos atuais, fazer provas além de avaliar o aluno, também aumenta a aprendizagem.

“Nossa…quem ousa dizer isso?”

A Psicologia Cognitiva. Mas eu vou explicar o motivo!

O “efeito testagem”, como é chamado, ocorre porque frente a uma prova, a maioria de nós, reestuda o que foi visto. Se não houver provinha, a maioria das pessoas não faz isso.

Eita…

E quando você vai fazer a prova, já que estudou, você se esforça para lembrar daquelas informações, o que faz com que o seu sistema nervoso central:

  1. Primeiro, entenda que aquele conteúdo é importante para você, dificultando, assim, o esquecimento
  2. Segundo, reorganize as informações na sua “caixola” para que consiga acessar rapidamente.

É exatamente por isso que na Neuropsicologia orientamos nossos pacientes de reabilitação neuropsicológica a fazerem pausas periódicas quando estão lendo um texto e tentem recordar daquilo que acabaram de ler para checar se alguma informação foi esquecida.

Legal, né! Ei neurolover, você vai começar a estudar assim agora né?

Um abraço,

Sarah Cassimiro Marques

Deixe o seu Comentário