“A derivada de uma função descreve a taxa de variação instantânea da função em um certo ponto. Outra interpretação comum é que a derivada nos dá a inclinação da reta tangente ao gráfico da função em um ponto.”
Entendeu o que está escrito? Bom, se você não é da área de exatas, provavelmente, assim como eu, não entendeu nada, correto?
Agora, leve essa sensação e aplique-a aos pacientes ou pais de pacientes que estão prestes a receber um laudo de avaliação neuropsicológica. Eles não são especialistas em neuropsicologia, e assim como você, provavelmente não entenderão uma palavra do que está escrito no laudo, a menos que você o torne acessível e compreensível.
E pensando que o objetivo de uma devolutiva é fazer com que o seu cliente entenda o que foi feito e principalmente procure o tratamento, você precisa explicar o mais didaticamente possível. Então, aqui vão algumas orientações para facilitar as suas devolutivas:
- Planeje e organize a sessão de devolutiva;
Separe um horário que você acredita que conseguirá explicar todo o laudo. Então, reserve no mínimo duas sessões;
- Prepare o ambiente em que fará a devolutiva;
Coloque o ar-condicionado em temperatura agradável e disponibilize água para os seus pacientes ou pais dos pacientes;
- Tenha segurança no que você quer comunicar;
Lembre-se de que você é um especialista na área. Você passou anos se capacitando, estudando, fazendo cursos e se tornando um profissional competente. Tenha confiança na sua capacidade de comunicar informações complexas de forma compreensível.
- Explique detalhadamente o laudo;
A chave para uma devolutiva eficaz é explicar cada ponto do laudo de forma detalhada. Relate o que você observou durante o processo avaliativo, conceitue cada função cognitiva, explique e exemplifique.
Ao definir, por exemplo, o que é o ICV (Índice de Compreensão Verbal) do WISC, você pode dizer:
“O ICV é uma das medidas que o teste de Inteligência WISC nos fornece, ele representa a medida de inteligência cristalizada. A inteligência cristalizada é tudo aquilo que alguém nos ensina, a gente aprende e a gente utiliza. Por exemplo, o Joãozinho aprendeu na escola os tipos de relevo, ele estuda em casa e quando ele se depara com um tipo de relevo ele menciona pra vocês, tipo, pai aquilo é uma planície. Basicamente é uma aprendizagem que envolve memorização de conceitos…”
Sabemos que fazer uma devolutiva bem-feita não é tão fácil, mas não precisa parecer uma Derivada, conteúdo da disciplina de Cálculo dos cursos de exatas.
É por isso que no dia 31/10/2023, faremos a aula “Como fazer uma Devolutiva de Laudo Psicológico de Avaliação Neuropsicológica”. Será um “Rolling play” de uma devolutiva.
P.S.:
Na área de exatas existe uma brincadeira, na verdade, uma fala quando se trata de derivada e funciona assim: Quando você tiver um problema constante, deriva que dá zero. Adaptando para a área de neuropsicologia: Se você está com problemas em fazer uma devolutiva, estude com o Serneuropsi que você zera esse problema.
Andressa Kato,
Equipe Incantato