Teste para avaliar memória!

Neurolover, acompanhe o raciocínio e, ao final, vou te contar qual instrumento avalia as etapas do processo de memorização. 

Se você gosta do conteúdo da Incantato, é provável que goste de estudar. Ao estudar, é preciso manter o foco atencional no que está lendo, por exemplo. Então, você capta as informações da leitura através dos órgãos dos sentidos (visão, audição…). Faz conexões com outros assuntos para fixar o que está estudando e, se alguém te perguntar o que você aprendeu, com certeza saberá dizer.

Pronto! Acabei de descrever as etapas do processo de memorização. 

Vamos detalhar estas etapas?

Uma das etapas para que você possa memorizar uma informação chama-se aquisição, e para isso você precisa prestar atenção, focar na informação.

Nesta etapa de aquisição, é necessário codificar essa informação. Codificar?

Codificar nada mais é do que colocar em código. Assim, pegamos a informação do ambiente, a que direcionamos a nossa atenção através dos órgãos do sentido (processo de sensopercepção) e transformamos esse estímulo em um conteúdo que o nosso Sistema Nervoso Central (SNC) entenda.

A próxima etapa é o armazenamento. Pegamos esse conteúdo que está em uma memória temporária no nosso SNC e passamos para uma memória mais permanente, guardamos essa informação.

Vale lembrar que, aqui no armazenamento, quanto mais associações fazemos, mais cristalizamos o conteúdo que aprendemos.

E por último, a etapa de evocação, que é a recuperação do conteúdo que memorizamos.

No exemplo acima:

  • Aquisição: você capta as infamações do mundo através dos órgãos do sentido, a leitura do conteúdo;
  • Armazenamento:  Fazer conexões com outros assuntos para fixar o conteúdo;
  • Evocação: contar o que aprendeu quando alguém te pergunta sobre assunto.

Provavelmente você já sabe qual instrumento avalia todas essas etapas. É o RAVLT (Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey), que tem o objetivo de avaliar a memória episódica, além de fornecer medidas de aprendizagem auditivo-verbal, índices de interferência e de retenção de informações e memória de reconhecimento.

Você saberia reconhecer cada etapa no RAVLT?

 Se você quer aprender, te convido a participar do nosso Curso Online de Aplicação, Correção e Interpretação Clínica do RAVLT que está na nossa plataforma de raciocínio clínico na Neuropsicologia:

https://serneuropsi.com.br/

Andressa Kato,

Equipe Incantato Psicologia

Deixe o seu Comentário