Como você aprende?

Encontre a saída do labirinto:

Conseguiu?

Como você chegou a esta reposta? No que você estava pensando? Por que? Qual estratégia você usou? Como foi o planejamento? Poderia fazer diferente?

Essas perguntas que acabei de te fazer nos ajudam a chegar em um dos princípios que usamos na reabilitação neuropsicológica, a Metacognição!

Metacognição é o conhecimento do nosso próprio conhecimento. É saber como nós aprendemos as coisas, reconhecer como é a aquisição do nosso conhecimento.

Vamos entender melhor este conceito?

No meu período de faculdade pra eu entender determinado conteúdo, precisava ficar bem atenta ao que professores ensinavam e além disso fazer algumas anotações para que depois quando eu lesse as minhas anotações lembrasse do que foi ministrado. Eu gostava também, de sublinhar as partes importantes nos livros que eu lia e sempre fazia anotações do meu entendimento ao lado do texto.

Todo mundo tem uma maneira diferente de aprender, tem gente que aprende só escutando, ou seja, a parte áudio-verbal é muito boa, outras pessoas memorizam mais o conteúdo visualmente, precisam escrever, desenhar, fazer mapas mentais.

Isto é metacognição. Entender dos seus próprios processos mentais, como é a sua atenção, sua memória, como você assimila o conteúdo.

Como eu disse, a metacognição faz parte do processo de reabilitação neuropsicológica e uma das estratégias que utilizamos para conseguir desenvolvê-la é a tomada de Consciência feita através de perguntas como essas que te fiz no começo do texto.

Então me responda, como você aprende?

E se você quiser saber outras estratégias para desenvolver a metacognição acesse o nosso site:

https://serneuropsi.com.br/

Deixe o seu Comentário