Eu imagino que ao acordar você deve se levantar, escovar os dentes, tomar um banho, se alimentar utilizando talheres quando necessário. Provavelmente pega um ônibus ou dirige o seu carro até o trabalho, interage com as pessoas, respeita os limites dos seus colegas, os tratando com respeito e faz o que precisa ser feito em relação ao seu serviço.
Tudo isso que você faz no dia a dia é chamado de comportamento adaptativo. O comportamento adaptativo é a nossa capacidade de nos comunicar, cuidar de nós mesmos e de nos relacionarmos com os outros. É aquilo que fazemos todo dia e nos possibilita independência pessoal e social.
Assim, de acordo com o DSM-5, o funcionamento adaptativo envolve 3 domínios: conceitual, social e prático.
O domínio conceitual envolve aspectos cognitivos, pois funções como memória, atenção, raciocínio, linguagem são necessários para que a pessoa tenha um comportamento adaptativo, por exemplo, uma pessoa que não aprendeu a ler terá dificuldade em comprar um produto por não saber ler o rótulo. No exemplo acima, para que você conseguisse andar de ônibus foi necessário saber ler para identificar qual linha de ônibus seria a sua. Esse domínio diz respeito a parte acadêmica do comportamento adaptativo.
Já o domínio social envolve aspectos de percepção de pensamentos, sentimentos e experiência com os outros, habilidades interpessoais. É saber se relacionar e interpretar aspectos sociais que o fazem interagir com o outro. Em nosso exemplo, você consegue interagir e respeitar os colegas de trabalho. Lembrou de teoria da mente, não é?
Além disso, temos o domínio prático, aqui envolveria aspectos ligados a autogestão em todos os cenários da vida. Então, cuidar de si, ter responsabilidade pessoais e profissionais, saber controlar dinheiro e ter autocontrole comportamental fazem parte desse domínio. Como citado acima, escovar dentes, tomar banho sozinho, comer com talheres são exemplos disso.
É importante destacar que o comportamento adaptativo varia de acordo com a idade e o contexto social. Não espere, por exemplo, que uma criança de 1 ano de idade saiba se banhar sozinha, pois ela ainda não adquiriu habilidade para isso. Com o evoluir da idade, o repertório de comportamento ficará maior e mais complexo.
Agora, supondo que um adolescente não saiba comer de talher e precisa de ajuda para se banhar, isso pode indicar um prejuízo do comportamento adaptativo. Associado a um rebaixamento da inteligência podem preencher os critérios para deficiência intelectual.
Está vendo como é importante avaliar o comportamento adaptativo?
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