Escrever textos é difícil.
Sejam textos para redes sociais, artigos científicos, laudos ou para serem e enviados por e-mail, como esse aqui rs.
“Mas Sarah, por que você diz que é difícil escrever?”
Ahhhh por muitos motivos!
Você precisa planejar o que vai escrever, pesquisar sobre o assunto, prestar bastante atenção para evitar erros etc.
Contudo, isso não é o que exige mais de mim.
O mais difícil é ter que escrever pensando se quem vai ler vai entender exatamente o que estou querendo expor. Isso sim é um desafio.
E você sabe disso!
Quantas vezes em redes sociais você não viu comentários em postagens que indicaram claramente que a pessoa não tinha entendido o que leu?
Entendo que não é possível certificar que o que você escreve o outro vai compreender.
Contudo, a gente tenta diminuir a quantidade vieses interpretativos.
Mas vem cá: o que é a compreensão de leitura?
De acordo com Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, 1999):
“a compreensão de leitura é uma capacidade de entender, usar, refletir e engajar-se com textos escritos, de forma a atingir objetivos próprios, desenvolver o próprio conhecimento e potencial, participando da sociedade”.
Com essa definição já conseguimos entender que:
- Estar alfabetizado não é a mesma coisa de compreender o que se lê. Existem crianças e adolescentes que estão alfabetizados, mas não conseguem compreender o que leem.
- Existe um aspecto funcional da leitura. A compreensão de leitura envolve desenvolver o conhecimento próprio, ou seja, aplicar aquilo que leu de forma útil.
A compreensão envolve vários processos cognitivos:
- Processamento visual das palavras que são lidas;
- Identificar e acessar suas representações fonológicas, ortográficas e semânticas;
- Conectar unidades de ideias individuais;
- Construir uma representação mental coerente do texto na memória do leitor.
Kintsch (1998), na sua teoria Modelo de Situação, descreve que essa representação mental vem tanto do texto, como do próprio leitor, sob formas de memórias, conhecimentos, crenças e objetivos. Isso significa que a compreensão é uma interação entre o que está escrito e o que o leitor traz consigo (memórias, conhecimentos, crenças e objetivos).
Perceba: deu para entender que mesmo que você seja um excelente escritor, não significa que o seu leitor vai compreender exatamente aquilo que você desejou ao escrever aquele texto?
A gente não consegue controlar como o outro percebe, articula e usa o que você escreve.
“Ahhh Sarah, então você está dizendo que não existem falhas de compreensão de leitura e sim, uma maneira singular de cada um processar o que lê?”
Não, não estou falando disso.
Há sim falhas de leitura por diversos motivos, inclusive o mais comum é um prejuízo em recordar os principais pontos do texto lido, o que interfere na compreensão.
O que estou dizendo é que aquilo que para você foi fácil de entender naquele texto que leu, porque você tem experiências com o conteúdo exposto, pode não ser tão fácil assim para quem não tem um contato prévio com o conteúdo.
Por exemplo, para mim que estou na Neuropsicologia há 14 anos, ler um texto sobre estruturação de uma avaliação neuropsicológica de crianças de 2 anos de idade é mais fácil de ler que talvez para você que está começando na Neuropsicologia agora.
Um abraço,
Sarah Cassimiro Marques
Para saber mais: