Você já presenciou ou mesmo vivenciou estar na seguinte situação: Andando em um shopping, de repente se depara com uma loja de brinquedos, lá está a criança com mais ou menos dois anos de idade, entretida com algum brinquedo. Passa alguns minutos os pais a chamam para ir embora, a criança não quer ir, então os pais a levam assim mesmo, pronto, a birra começou.
Agora me responda, para uma criança de dois anos de idade é esperado esse comportamento?
Antes que você responda vou te contar um pouco sobre desenvolvimento da regulação emocional nas crianças.
Mas primeiro precisamos definir o que são as emoções.
As emoções são processos psicofisiológicos agudos e momentâneos, são reações psicológicas porque reconhecemos essas emoções e fisiológicas porque causam reações em nosso organismo, elas são agudas porque vem de repente e momentâneas porque são passageiras. Por exemplo, quando estamos apaixonados, ficamos felizes, o nosso coração dispara, mas isso é passageiro.
Agora, a regulação emocional é a nossa capacidade de gerenciar nossas emoções, lembrando que não é possível deixar de sentir determinada emoção, mas com a regulação emocional conseguimos reconhecer essa emoção e fazer um manejo eficiente do que sentimos, conseguimos administra-la para que possamos conviver socialmente.
Em termos de desenvolvimento infantil normal, um bebê consegue manifestar emoção, porém não nasce com regulação emocional. O início do desenvolvimento dela vai se dá por volta dos dois anos de idade, quando a criança consegue se comunicar melhor pois está desenvolvendo a linguagem. Nesse período a criança também está na fase egocêntrica em que ela acredita que as suas vontades devem ser sempre atendidas. Assim, é a fase que combina o egocentrismo com a habilidade de comunicação.
Prato feito para o início das birras não é!?
Esse período é propício para o desenvolvimento da regulação emocional, pois a criança já consegue nomear as emoções que está sentindo.
Por volta dos 3 anos de idade a criança já começa a reconhecer emoções em faces, emoções mais básicas como tristeza, alegria e raiva
Com 4 anos, a criança consegue ligar a emoção a alguma situação social, por exemplo o amiguinho está triste porque caiu no parquinho.
Com essa idade, ela também começa a reconhecer esquemas de emoções, que são a mediação entre a cognição e a emoção. A criança começa a entender que dependendo da forma como ela se comporta terá alguma consequência, por exemplo, ela brincando e perdeu no jogo, se ela dar birra talvez a brincadeira não continue.
Com 6, 7 anos de idade há um “boom” de funções executivas (todo comportamento dirigido a uma meta), essas funções tem papel importantíssimo no desenvolvimento da regulação emocional.
Vale lembrar que todo o desenvolvimento da regulação emocional é sempre mediado pelo social, pelos cuidadores, e nessa idade a criança já está em ambiente escolar, que costuma ser um ambiente estruturado, organizando e que combinado com o “boom” das funções executivas auxiliam bastante a criança a desenvolver a regulação emocional.
Por fim, a regulação emocional só termina de se desenvolver no final da adolescência.
Agora você consegue responder a pergunta que fiz, não é?
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