Diagnóstico diferencial de TDAH e TEA

Quem trabalha com Neuropsicologia Infantil se vê meio perdido com a possibilidade de algumas comorbidades:

  • É apenas um quadro de Deficiência Intelectual ou tem comorbidade com TDAH?
  • Essa dificuldade de aprendizagem que ele se refere é do quadro de TDAH ou na verdade estamos falando uma criança com TDAH e Transtorno Específico da Aprendizagem?
  • Esse prejuízo atencional é esperado nessa criança com TEA ou na verdade ele tem TEA com TDAH?

Bom, hoje vou tentar ajudar você com o diagnóstico de TEA com ou sem TDAH.

As caraterísticas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), tanto eu como você sabemos bem:

  1. Prejuízos na comunicação social recíproca e na interação social
  2. Padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades

Contudo, crianças e adolescentes com TEA podem apresentar sinais típicos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), como hiperatividade, desatenção e impulsividade.

O próprio DSM 5 descreve que indivíduos com TEA podem ter focos exagerados ou distração fácil.

Tanto crianças e adolescentes com TEA como TDAH possuem disfunção executiva.

Eita… até agora não ajudei muito, né?

Mas calma! Vai melhorar agora.

Sabemos que as funções executivas apresentam vários componentes.

Diamond (2013) descreveu 3 componentes principais dessas funções:

Memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva.

E é exatamente aí que teremos a diferença entre TEA e TDAH.

Crianças com TDAH apresentam mais dificuldades em controle inibitório, enquanto que pacientes com TEA apresentam mais dificuldades em flexibilidade cognitiva, com mais respostas perseverativas.

Claro que você precisa lembrar que o diagnóstico sempre é clínico.

O que estou tentando fazer aqui é te ajudar a pensar em pontos de diferenciação, ainda mais você, neuropsicólogo clínico, que trabalha com cognição.

Lembrando que TEA e TDAH podem coexistir, o que chamamos de comorbidade. Nesse sentido, o paciente precisa preencher tantos critérios de TDAH como TEA.

Agora, quero te fazer um convite!

Caso acredite que precisa estudar mais esse assunto e sobre a psicopatologia infantil e transtornos do neurodesenvolvimento, eu e Dr. Fabio Pessoa temos uma Formação nessa área.

São mais de 80 horas de aulas, discussão de casos clínicos e mentorias, com conteúdos importantíssimos para profissionais da área de saúde e educação.

Um abraço,

Sarah Cassimiro Marques

Referências Bibliográficas:

Diamond, A. (2013). Executive Functions. Annual Review of Psychology, 64, 135 – 168. doi:10.1146/annurev-psych-113011-143750.

Taurines, R., Schwenck, C. Westerwald, M. S., Siniatchkin, M., & Freitag, C. (2012). ADHD and Autism: Differential diagnosis or overlapping traits? A selective review. ADHD Attention Deficit and Hyperactivity Disorders, 4, 115-139, doi: 10.1007/s12402-012-0086-2.

Saiba mais:

https://incantatopsicologia.com.br/psicopatologiainfantil/

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