Olá neurolover!!
Nós neuropsicólogos temos várias fontes de informação para se fazer uma avaliação neuropsicológica bem feita. Podemos coletar informações de inventários, questionários e escalas, extrair relatos de familiares, escola e outros profissionais, análise de materiais escolares, temos nossa observação clínica e o uso dos testes.
Mas… nem tudo são flores, nem sempre conseguimos usar um de nossos aliados, os testes psicológicos, e se você chegou até aqui deve saber que é possível sim avaliar sem testes, e o nome dessa avaliação neuropsicológica é avaliação funcional.
O que isso significa?
Significa que em alguns casos, quando não conseguimos utilizar os testes para se realizar uma avaliação neuropsicológica, podemos extrair e coletar informações do nosso paciente, fazer o perfil neuropsicológico e comportamental sem o uso deles.
Cabe lembrar que porque existe a possibilidade de fazer uma avaliação funcional, não quer dizer que você pode fazer só pelo fato de não possuir os instrumentos adequados para o processo avaliativo. Assim, esse tipo de avaliação pode ser feito em duas situações específicas:
1 – Quando a pessoa tem um comprometimento cognitivo severo que te impossibilite de aplicar testes. Como assim?
Vamos a um exemplo: Você está avaliando uma criança, e esta criança tem um prejuízo atencional muito grande associado a um comportamento mais agitado, ela não consegue prestar atenção em você, não consegue ficar sentada e fazer o que você pede, ou seja, você não consegue aplicar nenhum teste nesta criança.
2 – A outra possiblidade seria quando temos queixas comportamentais que nos impossibilite realizar avaliação tradicional com testes, geralmente esses comportamentos estão associados a demandas de transtornos psiquiátricos.
Um exemplo disso, pode ser um comportamento de oposição grave de uma criança, você tenta de todas as maneiras possíveis, faz combinados com ela como poder brincar ao final das sessões, relata aos pais e mesmo assim essa criança não coopera de jeito nenhum.
Para finalizarmos, é sempre importante justificar o motivo de se fazer uma avaliação funcional e sempre embasar a sua avaliação descrevendo os comportamentos funcionais e disfuncionais, comportamentos atípicos e avaliar os marcos do desenvolvimento.
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