Já parou para pensar que o processo de reabilitação neuropsicológica pode ser comparado a um quebra-cabeça, e que para ter um bom resultado é preciso de todas as peças reunidas, montadas adequadamente? Assim, essas peças seriam o conjunto de processos que utilizamos na reabilitação cognitiva. Vamos pensar em algumas peças.
Uma dessas peças é o Treino Cognitivo. Para que possamos encaixar essa peça e que tenhamos um bom resultado é necessário que ele seja executado na intensidade e na frequência ideal dependendo da demanda e do paciente. Vamos supor que uma das funções cognitivas para reabilitar seja a memória operacional, sendo que essa função deve ser treinada por pelo menos 3 vezes por semana e o nível de dificuldade vai aumentando de acordo com a evolução do treino.
Outra peça seria o Uso de Estratégias Compensatórias. Aqui nada mais é do que ensinar o seu paciente a usar estratégias cognitivas para compensar alguma dificuldade, por exemplo, usar o celular ou agenda para lembrar de compromissos.
O Manejo do Ambiente também é outra peça importante no quebra-cabeça, ou melhor, no processo de reabilitação. Aqui seriam intervenções que nós reabilitadores fazemos no local do paciente, tornando aquele ambiente o mais estimulante possível, indicação de leituras para os envolvidos no processo, intervenção para inclusão escolar do paciente, se ele for criança ou adolescente, também fazem parte do manejo do ambiente.
E se você acha que o quebra-cabeça está completo, engana-se, pois existem outras peças importantíssimas para que ele esteja completo, como o próprio reabilitando ter adesão ao tratamento. Os pais também têm papel fundamental para o sucesso do processo.
Por fim, considero que você reabilitador é quem irá começar a montar esse quebra-cabeça, pois é você que irá elaborar um plano de intervenção para a demanda do seu paciente, e é esse plano que norteará todo o trabalho que será feito.
Agora ficou mais fácil de montar esse quebra-cabeça, não é?
Se você quer aprender mais sobre reabilitação neuropsicológica, conheça o SERNEUROPSI: