Quando um paciente chega em nosso consultório e vamos dar início a um processo avaliativo, acredito que assim como eu, você deve começar pela entrevista de anamnese, correto?
Fazemos uma série de perguntas visando entender histórico de vida daquela pessoa.
E se ela chega com uma suspeita de um transtorno mental, fica claro pra nós que precisamos entender os fatores que influenciaram o seu aparecimento.
Antes de falar desses fatores vamos entender o que é um transtorno?
Um transtorno mental é um conjunto de sinais e sintomas caraterizados por uma perturbação clinicamente significativa, ou seja, tem que trazer prejuízo para pessoa ou para família. Esses prejuízos ocorrem na cognição, na regulação emocional e no comportamento.
Também é preciso saber que um transtorno mental é multidimensional. Explico!
Um transtorno mental não é como uma outra doença que tem uma única causa (unidimensional), ele é multidimensional porque tem um conjunto de fatores que influenciam no seu aparecimento.
Assim, esses fatores são biológicos, pois evolvem herança genética, mudanças fisiológicas e exposições a substâncias tóxicas. Podemos citar por exemplo, uma mulher grávida que faz uso de cigarro de nicotina durante toda a sua gestação, a chance desse beber em desenvolver dificuldades cognitivas é muito grande, inclusive podendo receber um diagnóstico de TDAH lá na frente.
Os fatores psicológicos também influenciam no aparecimento de transtornos mentais, aqui podemos citar experiências de aprendizagem passadas, padrões de pensamentos mal adaptados e dificuldades de enfrentar.
Pensa em situação que ocorreu com alguém e que foi extremamente traumática pra essa pessoa, a partir desse evento ela pode desenvolver pensamentos mal adaptados e consequentemente ter dificuldades em lidar com situações estressoras.
Além disso, os fatores socioculturais como idade, questões financeiras, educação, também influenciam no aparecimento dos transtornos. Você já ouviu falar ou estudou que a falta de alimentação pode interferir no desenvolvimento saudável de uma criança, não é?
Esses fatores são conhecidos como fatores de riscos e fatores de proteção.
Importante saber sobre todos eles.
Um abraço!