Funções executivas e férias!

Hoje vamos falar das suas férias! Sim, suas queridas e lindas férias…

Mas para falar de praia, neve, montanhas, fazenda, etc… precisamos falar de funções executivas.

Sim… sim… você vai entender a relação de função executiva e férias!

Função executiva é um conjunto de habilidades e comportamentos dirigidos a metas. Pense numa coisa que você deseja bastante, por exemplo, passar num curso superior. Não vai ser de um dia para outro a realização desse desejo!

Você vai precisar ingressar no curso como aluno passando no vestibular ou ENEM. Após isso, terá que realizar provas, trabalhos e seminários para ser aprovado em todas as matérias de cada período e conseguir cumprir todos os requisitos dos estágios e trabalho de conclusão de curso.

Mas vamos pensar em outro exemplo? Se você quiser passar num concurso público, terá de estudar muito, abdicar de momentos de lazer para cumprir um rigoroso horário de estudo, aprender matérias diferentes do que você já viu até hoje.

Te desanimei? Não precisa!

A maioria das coisas boas na vida são desafiadoras e construídas por persistência. Lembre-se sempre que no final é muito gratificante!

Então, quem irá torná-lo apto cognitivamente a atingir cada objetivo necessário para conseguir realizar sua meta é a função executiva. Ela envolve planejamento (organização da tarefa em etapas), tomada de decisão, controle inibitório (controle do comportamento), flexibilidade cognitiva (capacidade de adequar o comportamento as demandas ambientais), pudor social, memória operacional (retenção da informação a curto prazo para realização de uma ação imediata futura).

Devido a essa multiplicidade de elementos, a função executiva muitas vezes é chamada de funçõeS executivaS.

Planejar significa dividir em etapas, definir objetivos de curto e longo prazo a fim de que você consiga atingir uma meta.

Por exemplo, imaginemos que você esteja pensando nas suas férias…sim suas queridas férias. Mês de novembro já estamos pensando nas férias e geralmente, pensamos em viajar!


Imagine só: a viagem é sua meta, mas para que você consiga realizá-la precisa de um bom planejamento:

– escolher a data de acordo com suas férias do trabalho/escola;

– decidir onde quer ir pensando no quanto gosta de determinados aspectos ambientais (frio ou calor);

– pensar nas suas limitações financeiras e organizar suas possíveis despesas;

– escolher quem irá te acompanhar;

– preparar suas malas com tudo que for necessário.

Viu só? Para que você tenha uma viagem agradável, você precisa planejar! Precisa de funções executivas!

Na verdade, na nossa rotina diária sempre usamos o planejamento como um componente importante das funções executivas. Por exemplo, você já deve ter  organizado seu horário de atendimentos na clínica.

Um abraço,

Sarah Cassimiro Marques

Referências Bibliográficas:

Lezak, M. D. (1995). Neuropsychologial assessment. Oxford: University Press Inc.

Para saber mais:

https://serneuropsi.com.br/

Deixe o seu Comentário