Memória Operacional!

A primeira coisa que precisa saber é que a memória operacional é uma memória de curto prazo!

Memória de curto prazo é a nossa capacidade de recuperar informações que nos foram apresentadas há poucos segundos. Nós precisamos dela basicamente para tudo: conversar com alguém, assistir uma aula, entender uma música, etc.

De maneira geral, uma pessoa pode reter aproximadamente 7 itens (+/- 2). Essa capacidade depende do nível de familiaridade da pessoa com o material. Por exemplo, leia a sequência de itens a seguir, depois fecha os olhos e tente recordar a sequência: A-L-U-Y-E-V-E-C-I-M.

Difícil, né? Também achamos. Agora, faça a mesma coisa com essa sequência: N-E-U-R-O-E-V-I-D-A. Lembrou? Mais fácil, não é? Claro, porque nós e você adoramos Neuro e temos certa familiaridade com o assunto.

Um tipo de memória de curto prazo é a memória operacional!

Ela é um sistema responsável pelo arquivamento e manipulação temporária da informação, que será utilizada em operações mentais realizadas no decorrer desse tempo.

Traduzindo: memória operacional é a nossa capacidade de manter e manipular informações a curto prazo para que façamos algo com essa informação. Por estar relacionada à capacidade de concentração e foco, ela é fundamental para o raciocínio e um bom aprendizado. Nós a utilizamos:

1. No controle de atenção (p. ex. ao ler um livro, é ela que ajuda a lembrar do conteúdo visto e entender o que ainda está sendo lido).

2. Ao tentar lembrar de instruções: atua em atividades que são divididas em etapas e possuem instruções (p. ex. preparando uma receita ou lembrando o percurso de um caminho).

3. Na organização das informações: integra conteúdos recém-aprendidos a todo o conhecimento já adquirido.

4. Na manutenção do foco atencional sobre tarefas e atividades que podem não ser tão interessantes para o indivíduo, auxiliando na concentração, evitando a distração por barulhos e ruídos.

5. No raciocínio complexo: ajuda a lembrar de pontos importantes de aulas e palestras e a manter na mente todas as partes de um número na hora de fazer um cálculo.

Você potencializa essa memória treinando-a com o Cogmed, um treinamento on-line que busca estimular o desenvolvimento da memória operacional e, consequentemente, melhorar a capacidade de concentração, o controle dos impulsos e o desempenho em ações que exigem mais do cérebro.

O treinamento Cogmed é um programa baseado em pesquisas científicas que auxilia crianças, adolescentes, adultos e idosos a melhorarem a atenção por meio de estímulos da memória operacional.

Graças à sua flexibilidade e comodidade, o cronograma do treinamento, bem como o ambiente de aplicação, são definidos entre usuário e o tutor Cogmed. O tutor é um profissional certificado, responsável por conduzir todo o processo de aplicação do programa: rastreia resultados, fornece suporte e motivação.

Conheça nosso curso de tutor COGMED:

http://incantatopsicologia.com.br/cogmed/

Abraço,

Sarah Cassimiro Marques

Deixe o seu Comentário