Pelé não era só o rei do futebol, ele também era superdotado.
Para que você possa entender por que o Pelé era considerado superdotado, leia o texto até o final que vamos explicar!
Antes, você precisa entender o que é a superdotação.
Existem várias teorias sobre o que são altas habilidades/ superdotação. Aqui, no Brasil, a mais aceita é a Teoria dos Três anéis de Renzulli.
Para Renzulli o superdotado precisa ter 3 características, ou melhor, a junção de três anéis. São eles:
- Habilidade acima da média;
- Envolvimento com a tarefa
- Criatividade
Ter habilidade acima da média significa possuir uma capacidade em alguma área do conhecimento, podendo ser geral ou específica.
A habilidade geral envolve a capacidade de empregar o pensamento abstrato e integrar as informações para fornecer uma resposta adequada.
Por exemplo, ao entrar em sala, você observou pessoas sentadas em carteiras, um quadro-negro, cadernos e uma pessoa em pé falando. Nesse momento, você identificou semelhanças entre esses elementos (pensamento abstrato) e integrou essas informações para concluir que o ambiente é uma sala de sula.
A habilidade específica consiste em aplicar as habilidades gerais em alguma área do conhecimento específica, como por exemplo na música, na fotografia, na dança.
No que diz respeito ao envolvimento com a tarefa, é a energia que a pessoa se dedica à tarefa. É a perseverança, é acreditar na própria habilidade em desenvolver determinada tarefa.
Já a criatividade é “pensar fora da caixinha”, isso mesmo, é ter flexibilidade de pensamento para achar soluções originais.
Além disso, para Renzulli, não necessariamente uma pessoa teria esses 3 fatores na mesma proporção. Há pessoas que podem se destacar mais na criatividade ou na habilidade acima da média ou no envolvimento da tarefa. O que a pessoa realmente precisa ter, são essas 3 características acima da média.
Se você está questionando, em que parte dessa teoria entra a nota do QI…
Na Teoria dos Três do Anéis o foco não é o QI, mas existe sim o superdotado acadêmico/ escolar, que se destaca no conhecimento acadêmico. É aquele indivíduo que na escola aprende muito rápido, é questionador e curioso, tira boas notas, tem um vocabulário extenso, possui boa memória. Essa é a pessoa que pontua alto nos testes de inteligência.
Existe também, o superdotado criativo/ produtivo, que o indivíduo que não necessariamente terá o QI alto. Ele costuma pensar por analogias, são bem-humorados, têm interesses diversos, são inventivos, se atentam a detalhes e são produtores de conhecimento.
Assim, o Pelé seria um superdotado criativo/ produtivo. Você já viu as partidas de futebol que ele participou? Ele era extremante envolvido com as partidas, fazia jogadas super criativas e mesmo após ter parado de jogar, sempre esteve envolvido com futebol.
E aí, você conhece mais alguém que seja superdotado?
Para dizer se alguém possui superdotação ou não, é preciso avaliar. E nós temos duas aulas dentro do Serneuropsi para te auxiliar nessa demanda.
Então, não perca tempo e junte-se a nós no Serneuropsi!
Abraço,
Andressa Kato,
Da Equipe Incantato