“O meu nome é Woo Young Woo, não importa a ordem que for lido, terá o mesmo significado como catraca, casaca, caneca e careca.”
Se você ainda não está familiarizado com esta forma de se apresentar, está na hora de conhecer esta série da Netflix, uma advogada extraordinária.
A série retrata a vida da jovem Woo Young Woo, uma advogada que está dentro do espectro autista e iniciando sua carreira no mundo da advocacia e claro, enfrentando inúmeros desafios.
Esta é a forma como ela se apresenta e pode ser identificado como padrão de comportamento repetitivo, pois todas as vezes que conhece alguém, tem essa mesma fala. Além disso, a série apresenta outros inúmeros comportamentos típicos de quem está dentro do espectro autista, como ecolalia, seletividade alimentar, interesse restrito por alguns assuntos, no caso dela, baleias e as próprias leis do direito.
Vale lembrar que o autismo dela é nível 1, quando não há comprometimento cognitivo.
Mas, o que quero te mostrar é que além dessa condição, o próprio enredo da série apresenta Woo como um gênio, claro que para nós, podemos dizer que na verdade ela teria altas habilidades ou superdotação.
E só para relembrar, ter altas habilidades ou superdotação é apresentar uma habilidade superior em alguma área do conhecimento. A personagem sempre foi primeiro lugar em notas no período da faculdade, tem uma capacidade de memorização surpreendente, e sempre traz uma capacidade de resolução dos casos apresentados de uma maneira original que os outros advogados se quer imaginavam.
Assim, quando temos dois quadros ao mesmo tempo, nesta situação, o autismo e a superdotação, chamamos de dupla excepcionalidade. Na dupla excepcionalidade há a coexistência de diagnósticos que muitas vezes são considerados incomuns pelo senso comum.
A sueperdotação coexistirá com um transtorno, ou seja, um aumento das capacidades superiores em uma ou mais áreas e uma redução ou déficits em outra área.
Além desse quadro, existem outros dois quadros bem relatados na literatura como a superdotação com TDAH e a superdotação com o transtorno específico de aprendizagem.
E aí neurolover, você sabia que era possível um transtorno associado a superdotação?
Se você quiser saber das principais características da dupla excepcionalidade assista as aulas 61 e 62 na aba Sedimente Novamente o Conhecimento do Serneuropsi.