“- Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”
E o espelho respondia:
– Não minha rainha, és tu a mais bela!
Esse diálogo é um clássico dos contos de fadas. Todo mundo conhece a história da Branca de Neve.
Mas se a gente for colocar um olhar da psicopatologia, teria algo de errado com esse diálogo, não é verdade?
Calma que a ideia aqui não é problematizar uma história de criança, apenas treinar o nosso olhar sobre a neuropsicologia e psicopatologia.
Então, vamos lá?
Na história, a madrasta da Branca de Neve, conhecida como Rainha Má, tinha o hábito de fazer a pergunta acima para o espelho, e o espelho a respondia.
Se formos analisar o diálogo, não seria possível a Rainha olhar para o espelho, ver outro ser além da sua própria imagem e este ser responder à sua pergunta.
Você sabe o que isto significa?
Isso pode ser considerado uma alucinação. A alucinação é uma alteração da sensopercepção (sensação + percepção), na qual a pessoa tem a percepção na ausência da sensação.
Calma que eu vou explicar.
A sensação é um processo pelo qual captamos a informação do ambiente através dos órgãos sensoriais (visão, audição, tato, paladar). Essa informação é transformada em um impulso eletroquímico para que o sistema nervoso central reconheça e projete este impulso em nosso cérebro. Assim, nós ouvimos, vemos e sentimos.
A percepção ocorre quando nós reconhecemos o que vemos, ouvimos e sentimos. Então, eu posso olhar para um objeto, por exemplo, e identificar, reconhecer que esse objeto é uma caneta.
Temos uma aula no Serneuropsi, na aba iniciando na neuropsicologia explicando o processo de sensopercepção.
No caso da Rainha Má, ela reconhece e ouve a imagem no espelho sem ter passado pelo processo da sensação. Por isso, esse diálogo pode indicar que ela está alucinando.
Além disso, a alucinação é um dos 5 domínios alterados no Transtorno do Espectro da Esquizofrenia.
Não estou dizendo que a Rainha Má tem esquizofrenia, esse exemplo nos ajuda a compreender o que é uma alucinação, algo que podemos encontrar em nossa prática clínica.
E se você está interessado em aprender mais sobre os sintomas do Espectro da Esquizofrenia e como reconhecê-los, acesse a aba “psicopatologia adulto e neuropsicologia” dentro do Serneuropsi.
E se você ainda não faz parte do Serneuropsi, click no link abaixo e junte-se a nós!
Abraço,
Andressa Kato,
Da Equipe Incantato