O que tem a ver funções executivas e uma viagem?

Imagine aquela viagem dos sonhos…

Vou tentar adivinhar qual seria a sua!

 Maldivas, Europa ou mesmo um tour pelo Brasil???

Supondo que uma dessas é a sua viagem dos sonhos, sabemos que não é simplesmente querer ir. É preciso preparação antes de viajar, correto?

E se eu te falar que toda essa preparação é pura funções executivas.

É isso mesmo!

As funções executivas são todos os comportamentos dirigidos a uma meta.

Imagine no nosso exemplo que a viagem é uma meta, logo você se comportará de maneira que ela ocorra.

Para isso, é necessário planejamento (um componente das funções executivas).

Planejar é dividir uma tarefa em etapas. No caso da sua viagem é preciso que você se organize financeiramente, compre as passagens, reserve hotel, arrume a mala, escolha os passeios que irá fazer.

Já que estamos falando de recursos financeiros, você sabe que terá que poupar ou pelo menos separar algum dinheiro para concretização do seu sonho.

Então terá que evitar alguns gastos, como por exemplo, imagine que você está no shopping e viu aquela blusinha na promoção. Bom, bateu aquela vontade de comprar, mas você pensou: Esse dinheiro é para viagem, não posso gastar!

Esse ato de conter o impulso de comprar é chamado de controle inibitório, em que você freia o seu comportamento frente a uma tendência. O controle inibitório também é um dos componentes das funções executivas.

E então, é chegado o grande dia da viagem!! Você estava com tudo pronto, mas viu que de repente houve uma mudança climática para onde você iria e terá que reorganizar a sua mala e trocar algumas roupas de verão por peças de frio.

Podemos chamar essa adequação de flexibilidade cognitiva. Este outro componente das funções executivas pode ser conceituado como a capacidade que nós temos de nos reorganizar, adequar frente a mudanças do nosso ambiente.

Por fim, você conseguiu viajar!!

Agora me conta, você sabia que haviam tantas funções executivas em uma viagem?

Se quiser saber mais sobre os componentes das funções executivas e como avaliá-los, conheça o SERNEUROPSI:
www.serneuropsi.com.br

Deixe o seu Comentário