Passar hidratante no machucado da criança é neurociências! 

Por que a criança se acalma após você falar que o creme hidratante que está passando no seu machucado é um remédio? 

Criança cai, machuca e chora. Daí, vem um adulto boa pinta e diz que que vai passar um remédio para sarar o machucado. Malandrinho do adulto, vai lá e passa creme hidratante. Quem nunca viu essa cena? 

E acreditem: a criança para de chorar! Mas será por quê?

Esse tipo de situação está relacionado com o que chamamos de efeito placebo. Que isso????

Ele pode ser definido como a redução de um sintoma resultante de fatores relacionados à percepção que o indivíduo tem de um tratamento. De forma mais simples, seria a melhora de um quadro devido a crença que a pessoa deposita no tratamento. 

Como se fosse assim: se eu acreditar que a pílula ajuda, ela vai ajudar. Se você acreditar que chazinho funciona, sua dor de cabeça vai melhorar. 

Isso porque as crenças e esperanças de uma pessoa sobre um tratamento, combinadas com sua sugestibilidade, podem ter um efeito bioquímico significativo. 

No exemplo da criança machucada, sabemos que a dor está muito envolvida no efeito placebo.

Importante ressaltar que para qualquer tratamento, a melhora envolve a combinação do seu efeito ativo com remissão espontânea e efeito placebo.

Portanto, efeito placebo não é a priori bom ou ruim, ele apenas existe e por isso, deve ser estudo.

Para você, neurolover, aprender mais um pouco sobre efeito placebo, vai aí uma SUPER DICA de livro: Intersecções entre Psicologia e Neurociências dos organizadores J. Landeira-Fernandes e M. Teresa Araújo Silva. 

Um abraço,

Sarah Cassimiro Marques   

Deixe o seu Comentário