Por que a neuroplasticidade é maior em crianças?

Antes de responder esta pergunta você precisa saber o que é neuroplasticidade ou plasticidade neuronal.

A neuroplasticidade é a capacidade do sistema nervoso central (SNC) mudar alguma função ou estrutura através da estimulação ou inibição do ambiente, traduzindo, é capacidade que temos em esculpir ou moldar o nosso SNC.

Ela é uma característica marcante e constante. Isso mesmo, ela acontece desde o desenvolvimento na barriga da mãe e vai até a vida adulta.

 Esse processo acontece nas células que conhecemos como neurônios, essa plasticidade pode ocorrer nos axônios, dependendo da idade e nos dendritos, ambos são componentes dos neurônios.

Vamos a um exemplo?

Quando um bebê nasce, ele não enxerga quase nada, com o passar do tempo ele receberá vários estímulos ambientais, como a luz por exemplo, esse estímulo causará mudanças no cérebro do bebê e ele aprenderá a enxergar. Temos assim, a plasticidade neuronal, algo acontecendo no ambiente modificando o nosso SNC.

 Essa plasticidade é chamada de ontogenética, pois ocorre no desenvolvimento, que vai ali desde a barriga da mãe até por volta dos 19 anos, início da vida adulta.

Um outro exemplo, quando você está estudando, eu imagino que você é um adulto que tem mais que 19 anos, está aprendendo algo novo, esse aprendizado está formando memórias e consequentemente está acontecendo a plasticidade neuronal.

Esta, por sua vez, é chamada de plasticidade adulta e ela ocorre apenas nos dendritos, mais especificamente, nas espinhas dentríticas. Ao contrário da ontogenética que podem ocorrer formação de novos dendritos e nos axônios também.

Agora você está percebendo porque é diferente a neuroplasticidade de crianças para a de adultos, correto?

Na infância os mecanismos de neuroplasticidade são maiores, tanto axônicas quanto dentríticas, enquanto que nos adultos esses mecanismos são reduzidos e que por isso, quando fazemos alguma intervenção em crianças, reabilitação neuropsicológica por exemplo, elas respondem muito mais rápido do que se fizermos intervenções com adultos.

Agora, você sabe responder a pergunta do título, não é?

Esse assunto é a base para reabilitação, se você tiver interesse temos aulas sobre o tema no SERNEUROPSI

https://serneuropsi.com.br/

Deixe o seu Comentário