Por que começamos pelo planejamento e organização quando reabilitamos as funções executivas?

Não é novidade que o pessoal da Incantato adora uma viagem, imagino que você também goste. E por onde começamos quando queremos fazer uma viagem?

Se você disse que é pelo planejamento e organização, acertou! É preciso saber como se vai chegar ao destino, onde ficar, que passeio faremos, o valor que usaremos durante a viagem. Tudo isso exige planejamento.

E quando falamos de reabilitação e estimulação das funções executivas, não seria diferente. Começamos pelo planejamento e organização. Você sabe o porquê?

Funções executivas são todo comportamento direcionado a uma meta. E para atingirmos alguma meta, nos valemos de alguns componentes das funções executivas, tais como controle inibitório, autorregulação, memória operacional, flexibilidade cognitiva, planejamento e organização.

Planejar é dividir uma tarefa em etapas, e organizar é estruturar algo de forma mais efetiva. Então, os programas de reabilitação, em geral, necessitam de organização e planejamento para que sejam efetivos, principalmente para que os reabilitados consigam generalizar o aprendizado deles em todos os contextos de suas vidas.

Além disso, a pessoa que está passando pela reabilitação consegue organizar os pensamentos, o que ajuda nas intervenções das outras funções executivas como controle inibitório, flexibilidade cognitiva, autorregulação.

E já que falamos de programas de reabilitação das funções executivas, a Incantato tem diversos cursos, como:

• Pence;

• Piafex;

• Heróis da mente;

• Treino cognitivo do planejamento.

Se você é aluno das nossas plataformas, basta acessar os cursos nas suas abas. Mas se você não é, junte-se a nós!

Para psicólogos: 

https://serneuropsi.com.br/

Para demais profissionais da saúde e educação:

https://corujaneuro.com.br

Andressa Kato,

Equipe Incantato Psicologia

Deixe o seu Comentário