Por que em uma avaliação neuropsicológica precisamos avaliar TUDO?

Você e as engrenagens têm um funcionamento semelhante.

Vamos entender melhor.

Um aparelho que utiliza engrenagens precisa que todas elas operem em sincronia ou harmonia para que o dispositivo funcione.

Com o nosso Sistema Nervoso Central (SNC), não é diferente; ele estará em pleno funcionamento, claro, de acordo com o seu desenvolvimento, se todas as funções estiverem preservadas.

Por exemplo, para compreender este texto, é necessário o funcionamento da função cognitiva de atenção, além da visão, que é um órgão dos sentidos, memória operacional para manipular as informações e ter a compreensão do texto.

Se uma dessas funções estiver prejudicada, consequentemente, o seu aprendizado pode ficar comprometido. Uma função interfere na outra, tanto positivamente quanto negativamente.

Assim, é necessário compreender todo o funcionamento do SNC, pois é um sistema único, e todas as funções, como atenção, memória, praxias, funções executivas, inteligência e emoções, fazem parte dele.

E quando se trata de uma avaliação neuropsicológica, que nada mais é do que um exame do funcionamento do Sistema Nervoso Central, queremos entender como estas funções cognitivas e emocionais que representam este funcionamento.

Então, quando suspeitamos de qualquer transtorno, seja TDAH, TEA, Transtorno Específico de Aprendizado, Transtorno Depressivo Maior, devemos avaliar TUDO.

Em uma avaliação neuropsicológica, devemos avaliar tudo!

Avaliamos inteligência, percepção, noções básicas, velocidade de processamento, linguagem, memória, atenção, funções executivas, afetividade, personalidade, desempenho escolar… Claro que se o paciente chega com uma demanda específica, você irá qualificar e detalhar mais as funções dessa demanda; no caso do TDAH, a atenção e funções executivas.

E assim é para qualquer outra demanda.

O próximo passo é saber quais instrumentos aplicar. Então, vamos colocar as engrenagens do seu sistema nervoso para funcionar dentro do Serneuropsi:

https://serneuropsi.com.br/

Deixe o seu Comentário