Quais funções cognitivas prejudicadas na dislexia?

A dislexia é um transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na precisão da leitura de palavras e/ ou prejuízo na velocidade ou fluência da leitura.

Se você está se perguntando o que isso quer dizer, já te respondo.

A precisão na leitura é o quão preciso você lê, é fazer uma leitura correta de palavras ou texto.

Já a velocidade ou fluência da leitura diz respeito a leitura na velocidade correta, adequada para que você entenda o que está lendo.

Pessoas com dislexia tem alterações nessas duas características, pois podem ler incorretamente e numa velocidade muito baixa e, como consequência não compreendem o que leem.

E aqui vai uma observação: A dislexia não é sinônimo de TEAp (Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura) pois além dessas duas alterações citadas acima, o TEAp com prejuízo a leitura também tem prejuízo na compreensão da leitura.

A pessoa com dislexia não compreende o que lê como consequência dos outros dois prejuízos, mas se você ler algo para ela, com certeza ela compreenderá, o que não acontece com pessoas com TEAp com prejuízo na leitura.

Dito isto, vamos traçar o perfil neuropsicológico da dislexia?

  • Pessoas com dislexia tem alteração na consciência fonológica. Essa é a capacidade de manipulação mental dos fonemas. Pessoas com dificuldade em consciência não conseguem quebrar as palavras em sílabas (em unidades menores) por exemplo;
  • Essas pessoas também costumam ter prejuízo na memória operacional ligada a aspectos mais verbais pois, por serem muito lentas para ler acabam sobrecarregando a memória operacional;
  • Habilidades visuoespaciais (capacidade de localizar um objeto no espaço) também estão alteradas. Muitas vezes pessoas com dislexia tem dificuldades em diferenciar letras que de forma espacial são muito próximas, por exemplo, ao diferenciar o “p” com “q” ou “d” com “b”.
  • Outra função que pode estar prejudicada é a atenção seletiva (capacidade de selecionar a informação mais importante e inibir distratores). Por vezes pessoas com dislexia não conseguem selecionar a informação mais importante. É muito comum no consultório pais relarem que as crianças são muito desatentas.

Espero que eu tenha te ajudado a compreender melhor esse transtorno que aparece com uma certa frequência em nossos consultórios.

 E se você quiser aprender avaliar a suspeita de dislexia, junte-se a nós no SerNeuroPsi

CLIQUE AQUI AGORA E CONHEÇA O SERNEUROPSI!

Deixe o seu Comentário