Quais testes avaliam os processos atencionais controlados?

Neurolover, antes de te falar sobre os testes, quero te fazer uma pergunta:

Você sabe distinguir um processo atencional automático de um processo atencional controlado?

Os processos atencionais automáticos são aqueles que não exigem tanto esforço cognitivo. Isso acontece quando você já aprendeu algo e automatizou. 

Por exemplo, você dirige o seu carro de uma forma “automática”, não precisa focar a sua atenção em passar marcha, frear, rodar o volante para a direita ou esquerda, certo?  Isso acontece porque esses movimentos se tornaram automáticos pra você.

Porém, quando você estava aprendendo a dirigir, precisava focar em cada movimento para aprender como dirigir. Isso é um processo atencional controlado.

Os processos atencionais controlados são aqueles que exigem esforço cognitivo. Você precisa direcionar sua atenção de forma voluntária. Isso também é chamado de atenção-executiva, pois há uma relação com as funções executivas.

Outro exemplo para isso é alfabetização. Quando estávamos aprendendo a ler, exigia de nós um esforço cognitivo (processo atencional controlado). Depois que aprendemos, não precisamos mais de tanto esforço cognitivo para ler, usamos os processos atencionais automáticos.

Além disso, os processos atencionais controlados podem ser divididos em:

  • Atenção sustentada ou concentrada: capacidade em manter a atenção ao longo do tempo;
  • Atenção seletiva: capacidade que temos em direcionar a atenção para informação mais importante e inibir o restante;
  • Atenção alternada: capacidade de alternar o foco atencional entre dois ou mais estímulos.

Fizemos uma série de vídeos sobre como escolher os testes para avaliação neuropsicológica no nosso canal do youtube. Você pode acessar por aqui:

https://www.youtube.com/@IncantatoPsicologia

Dito isto, vamos aos testes! É claro que existem vários testes que avaliam os processos atencionais, mas aqui vamos indicar os que acreditamos serem mais sensíveis e com tabelas melhores:

  • Para crianças pequenas de 5 e 6 anos, o teste de cancelamento da coleção Avaliação Neuropsicológica Cognitiva é uma boa opção;
  • Para criança a partir de 6 anos e adolescentes, a indicação é o TAVIS-4.
  • Para adultos e idosos, o TEALTI-2, TEALDI-2 e TEACO-2 são boas opções.

E sabe o que é melhor?

Temos aulas da maioria desses testes no Serneuropsi. Além disso, oferecemos conteúdo explicando os processos atencionais e o porquê não falamos da atenção dividida aqui.

https://serneuropsi.com.br/

Andressa Kato,

Equipe Incantato

Deixe o seu Comentário