Antes de mais nada, você precisa saber que Deficiência Intelectual, no novo DSM-5-TR, é chamada de Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
Além disso, para que a pessoa receba esse diagnóstico, é preciso preencher três critérios diagnósticos. São eles:
- Prejuízo na inteligência, confirmado por uma avaliação clínica e com testes de inteligência padronizados para aquela população;
- Possuir déficits em funções adaptativas, envolvendo o fracasso no desenvolvimento da responsabilidade social e na independência pessoal;
- Os déficits intelectuais e adaptativos precisam ter início durante o período do desenvolvimento, ou seja, na infância.
No entanto, existem alguns quadros que nem sempre conseguem satisfazer todos os critérios para o diagnóstico do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
Um deles é o Atraso Global do Desenvolvimento. Esse diagnóstico é feito para crianças com menos de 5 anos de idade e que fracassam em atingir os marcos desenvolvimento.
Além disso, os prejuízos não são possíveis de serem avaliados de modo confiável, o que requer uma reavaliação futura.
O outro quadro, Transtorno do Desenvolvimento Não Especificado, que ocorre em crianças com mais de 5 anos de idade e em que a investigação da deficiência também é difícil ou impossível de ser realizada, mas é possível observar o fracasso em atingir os marcos de desenvolvimento.
- E aqui, essa dificuldade em dar o diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento intelectual pode acontecer porque a criança pode apresentar prejuízo sensorial, como a surdez, deficiência visual ou física, o que impossibilita uma avaliação padronizada.
- Outra dificuldade seria a presença de comportamentos graves como por exemplo, a oposição ou uma agitação intensa da criança que também inviabilizaria a avaliação.
- Por fim, a presença de comorbidades agrava o quaro clínico impossibilita a avaliação padronizada.
Em resumo, para diagnosticar o Transtorno de Desenvolvimento intelectual (Deficiência Intelectual), é necessário preencher os 3 critérios mencionados acima. Na impossibilidade de realizar uma avaliação padronizada de crianças com menos de 5 anos de idade, o diagnóstico é Atraso Global do Desenvolvimento. Já em crianças maiores de 5 anos com atraso no desenvolvimento e que também não é possível se fazer uma avaliação padronizada, o diagnóstico é Transtorno do Desenvolvimento Intelectual Não Especificado.
Se você gostou desse texto, fizemos uma aula no youtube sobre essa temática, aproveite para ficar expert no assunto:
Abraço,
Equipe Incantato