Você já ouviu falar sobre como a variedade de idiomas foi criada?
Existe uma história bíblica em que um grupo de pessoas que falavam a mesma língua começaram a construir uma torre, a Torre de Babel, no intuito de fazê-la alcançar o céu, dar fama a cidade em que viviam e impedir a dispersão dos homens pelo mundo. Porém, esse não era o plano de Deus. Ele queria que a população se espalhasse, e para evitar essa construção multiplicou as línguas, fazendo com que os construtores não se entendessem.
História a parte, você consegue compreender como o desenvolvimento da linguagem é uma importante ferramenta para a comunicação entre as pessoas? E hoje vamos falar um pouquinho do seu desenvolvimento.
Você sabia que a primeira manifestação de linguagem do bebê é o choro? É através do choro que o bebê consegue manifestar suas vontades, é o principal recurso de comunicação deles. Assim, de 0 a 3 meses de vida, os bebês começam a produzir sons como choro e gritos.
Dos 4 a 6 meses, eles começam a discriminar os sons e a balbuciar (repetição de sequências de vogais e consoantes) como /aaaaaa/, /ooooo/.
Dos 7 aos 9 meses, balbuciam reduplicando sílabas como /bababa/, /mamama/. Esses sons não têm significado para criança, porém, é a partir daqui que começam a imitar sílabas e parte do que os cuidadores falam.
Dos 10 aos 12 meses, aprendem as primeiras palavras e já expressando significados, por exemplo, a criança pode querer mamar e dizer “dá” para expressar essa vontade. Conseguem se comunicar usando expressões faciais e gestos.
De 12 a 18 meses, já reproduz de 10 a 50 palavras e frases com 2 palavras. A criança vai aumentado o seu repertório de palavras de acordo com as necessidades do dia a dia. Quando ela aprende de 20 a 40 palavras há uma “explosão de vocabulário” e ela passa aprender muito mais.
Aos 2 anos de idade é esperado que ela produza de 150 a 200 palavras, que consiga nomear objetos quando questionada e que forme frases com 2 e 3 palavras. Aqui vai um alerta, se ela reproduz menos de 50 palavras, pode indicar um atraso na fala.
Com 3 anos de idade já consegue usar sentenças gramaticais, usa artigos, plurais, os tempos (passado, presente, futuro) e conjugações dos verbos (somos, sou).
E aos 4 anos de idade a fala da criança já é compreensiva para todos.
Você, neuropsicóloga (o) deve estar percebendo como é importante entender o que é esperado em desenvolvimento da linguagem para cada faixa etária e que possíveis atrasos podem estar ligado a diversos transtornos.
Espero ter contribuído para que você saia da “Torre de Babel” e compreendido um pouco sobre o assunto, e se quiser saber mais, venha participar do nosso grupo de estudo sobre desenvolvimento infantil no SERNEUROPSI:
PAPALIA, Daiane E., Feldman, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12ª edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 2013.