Qual é o objetivo da avaliação neuropsicológica?

Sabe quando você vai ao médico fazer uma consulta de rotina, ele te passa inúmeros exames, você faz os exames e retorna ao médico. Ele te explica os resultados com calma, tira as suas dúvidas e se houver algum tratamento a ser feito e ele te orientar da melhor maneira possível, claro que você fará.

E para pessoa que você está avaliando não é diferente, o objetivo dela ao buscar o seu serviço é o resultado do processo e o seu achar alvos terapêuticos e fazer com que ela faça adesão ao tratamento proposto, se precisar. Mas não posso deixar de dizer que pra nós neuropsicólogos, todo o processo é importante.

Pensando que objetivo de uma avaliação neuropsicológica é fazer com que o paciente procure ajuda caso precise, fazer uma sessão de devolutiva extremamente didática é muito importante.

Então a primeira coisa que você precisa fazer para que isso ocorra é organizar a sessão de devolutiva.

Você deve estar perguntando como, não é?

Separe um horário que você acredite que conseguirá fazer toda a devolutiva, e se posso te dar uma dica, no mínimo duas sessões. Prepare o ambiente, coloque o ar-condicionado em uma temperatura agradável, tenha água para servir.

Após planejar e organizar a sessão de devolutiva, ao receber os pais, explique detalhadamente o laudo. Isso mesmo! Vá a passo a passo explicando parte a parte do que está no laudo, explique o que foi feito no processo avaliativo, o que você observou durante a avaliação, explique cada função que foi avaliada e dê exemplos dos próprios comportamentos que ele ou pais trouxeram na entrevista.

Pra ficar mais fácil, vou te dar um exemplo.

Quando for falar de memória operacional você pode dizer: “a memória operacional é um tipo de memória de curto prazo, em que você segura uma informação na cabeça e manipula essa informação, por exemplo, para entendermos um parágrafo de um livro que estamos lendo, precisando segurar desde o início do parágrafo até o fim dele para entender o que está escrito.

Sabe quando vocês me disseram que o Joãozinho não consegue fazer tudo o que vocês pedem, guardar os brinquedos, arrumar o quarto, tirar a toalha molhada da cama, pendurá-la no lugar certo e depois ir estudar?  O Joãozinho não consegue fazer tudo o que vocês pedem porque é muito informação pra ele segurar na cabeça. Tentem diminuir a quantidade de coisas que vocês solicitam que ele faça, ou junto com ele, façam uma lista de tarefas pra que ele execute durante o dia, e ao final desse dia peça a ele que confira se fez tudo.”

Claro que aqui é só um exemplo, você pode adaptar a sua devolutiva da maneira que o seu paciente ou pais dele compreenda, o importante é que você faça psicoeducação e que eles entendam a importância do que está sendo dito.

A devolutiva é umas das etapas mais importantes da avaliação e é nossa responsabilidade torna-la compreensível, pois ela norteará o que os nossos pacientes farão depois.

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