Você sabe que a memória é uma das funções cognitivas mais bem estudadas? Sim!
Mas por que será?
A nossa memória está envolvida em quase tudo que fazemos. Pense bem nas tantas coisas que você faz ao longo de uma manhã que envolve a memória.
E devido a sua complexidade, ela é dividida em várias partes. Porém, lembre-se: essa divisão é apenas didática, só para ajudar a compreendermos melhor. Então, vamos lá?
O primeiro modelo de compreensão dessa função cognitiva foi proposto por Atkinson e Shiffrin (1968) e discorre sobre memória de longo prazo e memória de curto prazo. Esse modelo foi ampliado em 1992 por Squire falando de memória declarativa e não declarativa. Resumindo:
- Então, hoje dividimos a memória em curto e longo prazo.
- A memória de longo prazo pode ser subdivida em declarativa e não declarativa.
A primeira seria nossa capacidade de armazenar e recuperar de forma consciente eventos pessoais e fatos culturais. Por exemplo, sabemos dizer o que comemos na noite passada, para onde fomos nas últimas férias, quem foi Tiradentes e assim por diante. Note que chamamos essa memória de declarativa, pois conseguimos DE-CLA-RAR o conteúdo da lembrança. Esse tipo de memória se subdivide em mais duas: memória episódica e semântica. Mas não vem ao caso agora, hoje quero falar da sua memória para andar de bicicleta!
Na memória não-declarativa, o importante não é a declaração e sim o desempenho.
Vamos a um exemplo: você sabe andar de bicicleta? Certamente sim (se não, aprenda, é muito divertido rs)!
Mesmo que você não se recorde do evento, quando você aprendeu, temos certeza que não aprendeu lendo um manual ou só observando. Você teve que gradualmente tentar andar e através da prática e repetição, você conseguiu. Esse tipo de memória na qual adquirimos habilidades através da exposição repetitiva de atividades que seguem regras constantes é chamada de memória de procedimento. Ela é um tipo de memória implícita, ou seja, o que importa não é declarar que aprendemos andar de bicicleta, tocar piano, dirigir um carro…o que interessa é a execução da atividade. Temos mais outros 3 tipos de memória implícitas, que veremos mais adiante: Priming, Condicionamento clássico e Condicionamento operante.
Um abraço,
Sarah Cassimiro Marques
Referências Bibliográficas:
BADDELEY. A, EYSENCK, M. ANDERSON, M.(2011). Memória. Ed. Porto Alegre: Artmed.
Para saber mais: