De cada 10 perguntas que eu recebo sobre a Vineland-3, 11 são: O que eu faço quando não tem teto e base na hora dos cálculos? Rs
Se você também tem essa dúvida, leia até o final desse texto que eu vou te ajudar!
A Vineland-3 é uma escala que avalia o comportamento adaptativo desde o nascimento a adultos com até 90 anos de idade. Ela é muito utilizada quando suspeitamos do Transtorno do Desenvolvimento intelectual (Deficiência Intelectual), Transtorno do Espectro Autista (TEA), demências, entre outros.
Ela é um instrumento que ainda não tem padronização brasileira, mas que pode ser utilizada como um instrumento complementar de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nos laudos psicológicos de avaliação neuropsicológica.
A Vineland-3 é composta por 3 formulários, o de entrevista, o de pais/ cuidadores e o de professores.
Não preciso dizer quem é que responde, não é!? Rs
Essa escala possui duas versões, a extensiva, na qual você consegue, além de achar o CCA que é a medida geral de comportamento adaptativo, as medidas dos domínios e dos subdomínios avaliados.
Já a versão de nível de domínios é mais breve e te dará as medidas do CCA e domínios, porém não te dará as medidas dos subdomínios.
Se você está se perguntando qual versão escolher, te respondo!
Se o seu objetivo é apenas o diagnóstico, a versão nível de domínios é suficiente. Agora, se o seu intuito além do diagnóstico é fazer um plano de intervenção, faça a versão extensiva.
Vamos ao que interessa?
Existem duas regras que nos ajudam a calcular os pontos brutos dos formulários extensivos da Vineland-3, são as regras de base e teto. Basicamente é pra nos orientar dos itens que começaremos a contar (base) e onde finalizaremos a contagem (teto).
A regra de base é obter a pontuação máxima (2 pontos) em 4 ou mais itens consecutivos do formulário de entrevista e em 5 itens ou mais consecutivos no formulário de pais e professores.
Então, por exemplo, se você está corrigindo um formulário do respondente (pais) e viu que os itens de 14 a 18 estão com pontuação máxima, esta será a sua base, todos os itens anteriores receberão a pontuação 2.
Para o teto funciona da mesma forma, se você viu 4 itens (formulário de entrevista) ou 5 itens (formulário de pais professores) consecutivos com a pontuação 0, você achou o teto, o que vier depois não precisa ser contabilizado.
Como eu disse, essas regras de teto e base te ajudam na soma dos pontos brutos.
Então, se você não achar nem base e teto, você deve somar todos os pontos dos itens respondidos.
Não tem segredo. Soma tudo!
A correção da Vineland-3 é trabalhosa e enquanto não temos a correção informatizada, a Incantato pode te ajudar: