Sinais precoces da dislexia na Educação Infantil

Dislexia.

Um quadro difícil, sem cura, que interfere demais na vida acadêmica, social e emocional da criança.

Sim, um transtorno do neurodesenvolvimento que já apareceu ou vai aparecer no seu consultório. É só uma questão de tempo.

Sabemos que o diagnóstico de dislexia só pode ser realizado a partir dos 8 anos de idade ou a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, sendo que é necessário pelo menos 6 meses de intervenção específica com essa criança.

Mas hoje não falarei dos critérios diagnósticos. Não.

Porque um e-mail apenas é insuficiente. Dislexia é muito complexo.

Hoje eu quero falar de algo mais importante: a identificação de sinais precoces de dislexia.

Sim, é possível.

Podemos identificar sinais em crianças bem novinhas, que estudam na Educação Infantil e assim, podemos precocemente, até mesmo antes do diagnóstico em si, ajudar essas crianças. SIM…encaminhar para a reabilitação desde os 3 anos de idade.

E é por isso, que eu disse que saber os sinais precoces da dislexia é mais importante que entender o diagnóstico. Porque você, sim você, pode ser a mudança na vida de uma criança. Você pode ser aquele que perceberá um sinal, uma característica, um comportamento que deve ser tratado.

Mas vamos lá ao que é mais importante. O que você deve observar em crianças na educação infantil que indicam sinais precoces de dislexia:

  • Histórico familiar de problemas de leitura e escrita;
  • Dificuldade (atraso) na aquisição da linguagem oral;
  • Dificuldades em nomear pessoas, cores, objetos e figuras geométricas, com uso excessivo de palavras substitutas ou imprecisas (como coisas, negócio);
  • Noções básicas ruins (perto, longe, dentro, fora, frente, atrás);
  • Dificuldade de memória fonológica;
  • Representações gráficas ruins;
  • Desinteresse por letras;
  • Dificuldades em tarefas que exijam habilidades de consciência fonológica, tais como dividir uma palavra em pedaços ou fazer rimas.

Esses sinais são descritos no Livro Neuropsicologia e Aprendizagem – uma Abordagem Multidisciplinar, de Capovilla, 2002.

Importante: Apesar desses conjuntos de sinais serem importantes, não significa que ter tais sinais indicam que necessariamente a criança é disléxica e sim podem indicar fatores de risco. Portanto, devem ser considerados e essa criança deve ser encaminhada a um profissional.

Abraço,

Sarah Cassimiro Marques

Para saber mais:

https://incantatopsicologia.com.br/psicopatologiainfantil/

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