Sonhando com a Matemática?

O terror de muitos profissionais das ciências humanas é recordar da época triste e sofrida que estudava matemática no ensino fundamental e médio. Lembra?

Sabe aquele pesadelo que você tem de vez em quando na qual existe uma lista imensa de probleminhas de matemática para responder?

Afff… tenho horror a isso (principalmente dos exercícios de análise combinatória e geometria espacial …rs)!!!

Mas, então, porque recordamos de maneira tão ruim da matemática?

Isso provavelmente se deve a forma como tentamos aprender essa disciplina no ensino fundamental. Quando o aluno encontra dificuldades em uma matéria na qual não consegue superar sozinho e não tem apoio para isso, se sente desamparado, o que gera estresse.

Olhe só: emoções podem ser prejudiciais, pois a ansiedade e o estresse prolongado têm um efeito contrário a aprendizagem. Sendo assim, tentar aprender algo que você tenha dificuldade, como a matemática, num ambiente que, por vezes, é punitivo não ajuda muito.

Portanto, um contexto aversivo pode dificultar a aprendizagem, assim como o contrário é verdadeiro. Assim, é importante que o ambiente escolar seja planejado de forma a mobilizar emoções positivas (entusiasmo, curiosidade, envolvimento, desafio).

Algumas pessoas, por vezes, podem sofrer o que chamamos de Ansiedade Matemática, um sentimento de medo, preocupação ou desconforto que interfere na sua capacidade de estudar matemática. A pessoa pode sentir taquicardia, suor frio, dor de cabeça, sensação de opressão no peito, dificuldade respiratória e gastrointestinal e turvação da vista, associados a Matemática.

Além de fazer você se sentir mal, também pode afetar seu desempenho e aumentar sua angústia, criando um círculo vicioso do qual é difícil sair. Ao final, essa sensação faz com que a pessoa fuja de situações e carreiras que demandem matemática.

E o que você, neuropsi, tem a ver com isso?

Bom, primeiro que a Ansiedade Matemática pode explicar alguns comportamentos e sentimentos que VOCÊ tem em relação a matemática. Segundo, porque precisamos avaliar isso nos nossos pacientes, tanto para indicar intervenções psicopedagógicas e psicológicas, como para entender o perfil neuropsicológico do paciente. Já foi demonstrado que a Ansiedade Matemática reduz a memória funcional que contém as informações necessárias para solucionar problemas.

Então gente, estou achando que precisamos todos dar uma segunda chance a matemática!

Abraço,

Sarah Cassimiro Marques

Para saber mais:https://incantatopsicologia.com.br/psicopatologiainfantil/

Deixe o seu Comentário