Tipos de funções cognitivas

Nosso sistema nervoso central está recebendo constantemente informações acerca dos acontecimentos do meio ambiente, através dos órgãos sensoriais (ouvido, olhos, boca, pele…), e também sobre a posição do corpo, o nível de excitação, as atividades dos diversos órgãos e o estado químico e nutritivo do sangue, através de mensagens internas.

Como um lindo centro de operações, nosso cérebro monitora nosso funcionamento o tempo todo! Escute: O TEMPO TODO!

Ao receber e interpretar essas informações, nosso aparato neurobiológico possibilita a percepção dos objetos, que representados na nossa consciência são dotados de significado.  Damos significado a tudo que vemos, ouvimos, tocamos, enfim, sentimos, por exemplo, um toque pode ser percebido como prazeroso ou invasivo, um cheiro como agradável ou insuportável.

Nosso sistema nervoso é formado pelas percepções que experimentamos, assim, podemos reagir a essas percepções, conseguindo interagir com o mundo. Para que essa interação ocorra, ferramentas mediadoras da comunicação são utilizadas, como a linguagem e a motricidade.

Daí, temos as funções cognitivas… funções responsáveis por nos fazer conhecer o mundo! De forma mais simples, as funções cognitivas são a percepção, atenção, memória, visoconstrução, praxias, personalidade e funções executivas.

Lezak, uma grande neuropsicóloga, propôs 4 funções cognitivas principais, são elas: funções receptivas, de memória e aprendizado, raciocínio e funções expressivas. 

As funções receptivas são responsáveis por selecionar, adquirir, classificar e integrar as informações coletadas do meio ambiente. Basicamente, elas se referem a forma como captamos as informações e as organizamos cognitivamente. Por exemplo, quando escutamos uma música e lembramo-nos de alguém: a informação do meio ambiente (a música) chega ao nosso sistema nervoso através da audição e ao escutá-la trazemos memórias ligadas a essa pessoa, utilizando nossa memória emocional.

 Esta conecta as emoções a eventos, objetos e seres.

Quem nunca recordou de uma paixão passada ao sentir o perfume que essa pessoa usava em outra, mesmo anos depois do término do relacionamento?

Quem nunca se recordou da infância na casa da sua vovó querida ao comer determinado tipo de alimento que ela fazia?

Tá vendo como o seu cérebro é muito esperto?

Enquanto isso, as funções de memória e aprendizado fazem o armazenamento e evocação da informação, por exemplo, são muito utilizadas quando estamos aprendendo um conteúdo escolar novo ou nas provas quando precisamos recordar da matéria já vista.

A terceira função entra em cena, quando falamos de raciocínio, ao pensarmos na organização mental e reorganização da informação.

E por último, as funções expressivas dizem respeito a comunicação da informação: pode ser por gestos, expressões faciais, desenho, fala, escrita e movimentos.

Essas 4 funções trabalham juntas nas diferentes atividades cognitivas que realizamos ao longo do dia, como fazer compras para casa, trabalhar, estudar, organizar uma festa de aniversário e escolher um vestido para festa de formatura.

E aí, como anda sua cognição?

Abraço,

Sarah Cassimiro Marques

Referências Bibliográficas:

Lezak, M. D. (1995). Neuropsychologial assessment. Oxford: University Press Inc.

Para saber mais:

https://serneuropsi.com.br/

Deixe o seu Comentário